Quero programar, por onde começar?

Veja dicas de cursos e atividades que você deve fazer para ser um programador.

Posted by Raffael Tancman on June 27, 2020

Nesses dias um amigo veio me perguntar sobre como é ser programador e por onde começar? Como essa é uma pergunta que vejo sempre em grupos de tecnologia e em encontros da comunidade, resolvi fazer um post dando dicas de como você pode iniciar a sua carreira em tecnologia.

A pessoa desenvolvedora de software

Acredito que somos profissionais do conhecimento e resolvedores de problemas. Ou seja desenvolver software e criar soluções que melhoram um processo repetitivo automatizando várias etapas. Além disso, temos casos onde soluções são criadas para facilitar o nosso dia a dia em geral como por exemplo o Uber. Dentre essas atividades existem diversas especialidades como desenvolvedor back end, front end, cientistas de dados, desenvolvimento de jogos entre outras.

Logo essa profissão está sempre relacionada a um contexto ou domínio e na maioria dos casos as pessoas que trabalham com tecnologia precisam entender como resolver esses problemas específicos. Vou dar um exemplo você vai fazer um software para uma escola, nesse caso precisamos entender todo o processo de trabalho que existe nessa atividade. Ou seja além de entender como uma escola funciona, você vai precisar estudar como aplicar a tributação correta para emitir boletos de mensalidades. Com isso, começamos a entender outras questões além do domínio que são necessárias para que aquele negócio funcione. Perfeito, agora vamos aprofundar na parte específica de tecnologia.

Qual tecnologia devo aprender?

Essa pergunta é muito relativa e aqui dependendo para quem você for perguntar possa ter uma resposta diferente (rs…). Procure entender de lógica de programação primeiramente e use uma tecnologia que seja fácil de se aprender. Além disso, precisa ter disciplina e montar um plano de estudos e seguir ele firme e forte!

A minha dica é vai de Python! Mas o que é isso? Vamos lá, Python é uma linguagem de programação. Todo software é escrito em alguma linguagem. Escolher qual linguagem aprender é difícil, e por este motivo vamos entender porque Python vai te ajudar e facilitar a sua carreira.

Porque Python?

Simplesmente porque ela foi criada para ser utilizada por qualquer pessoa que não seja envolvida com tecnologia. Sua curva de aprendizado é baixíssima! Ou seja, ela nasceu para ser uma linguagem para os leigos, de fácil entendimento e com foco para os programadores.

Além disso, é uma linguagem extremamente produtiva e poderosa. Conseguimos desenvolver praticamente tudo em python! Por este motivo é uma linguagem muito bem aceita e utilizada por diversas empresas de tecnologia e na parte de ciência de dados é a linguagem mais utilizada simplesmente porque a mesma facilita as coisas. Eu fiz uma apresentação sobre esse tema e recomendo que você assista ou leia os slides clicando aqui.

Python tem uma comunidade ao redor que é INCRÍVEL e não mede esforços para ajudar as pessoas a entrarem no mundo de tecnologia. Sim, além de ser fácil de aprender temos um grupo muito forte que vai te ajudar!

Aprendendo Python

Essa dica é de ouro e não se aplica somente a essa tecnologia. Atualmente temos diversos conteúdos gratuitos na internet para você começar a estudar de casa mesmo. Vou listar abaixo os que eu acredito serem os melhores cursos para você iniciar a sua carreira:

Eu recomendo e MUITO Python para Zumbis para quem está começando a programar. A didática do curso é fantástica. Ler a documentação de cada tecnologia que você vai utilizar no dia a dia também é importante e será um guia para tirar as suas dúvidas.

Outra recomendação é conheca as pessoas que trabalham com desenvolvimento de software. E falando especificamente de Python, temos a comunidade como porta de entrada. Praticamente em todos os lugares do Brasil e do mundo, temos uma comunidade ativa realizando encontros recorrentes. Neste link da Associação Python Brasil conseguimos encontrar a maioria das comunidades locais. Caso você não encontre alguma na sua cidade entre em contato comigo pelo meu site mesmo que eu vou te ajudar a conectar as pessoas próximas a você.

Fiz o curso e aê? Como começo a trabalhar?

Nos dias de hoje devido a escassez de pessoas que desenvolvem software no mercado muitas das empresas tem investido em treinamentos gratuitos para quem quer aprender a programar. Ou seja, você participa de um curso e na conclusão do mesmo você pode ser contratado por uma empresa de tecnologia. Vou listar alguns desses programas que eu recomendo para você ficar de olho que são estes aqui:

Esses programas abrem uma seleção pela internet e em seguida caso você seja escolhido o treinamento é iniciado. Nesse caso depende muito do contexto da empresa e com isso as tecnologias que você vai aprender vão ser definidas pela mesma. Mas acredito ser uma porta de entrada interessante para iniciar a sua carreira.

Também recomendo participar de processos seletivos ou programas de estágios e seguindo essa linha eu tenho esses a recomendar:

Resumindo…

A jornada para ser uma pessoa desenvolvedora de software nem sempre vai ser fácil apesar de todo o cenário favorecedor. Mas é um caminho que pode sim ser muito gratificante para o seu futuro. Não desista dos seus sonhos e conte comigo e com a comunidade para te ajudar neste relacionado a tecnologia!

Grande abraço!