Como você lida com o erro?

Porque o ser humano se preocupa tanto em acertar?

Posted by Raffael Tancman on July 03, 2015

Porque o ser humano se preocupa tanto em acertar? Beleza, eu sei que acertar é legal mas será que sempre acertar é bom? É pode ser porque o acerto vem de uma ação e geralmente agir é uma coisa boa. Agora porque errar então é tão ruim assim? Porque um o erro é tão criticado? Porque criamos tantos medos de errar? Porque tentamos sempre culpar alguém por algum erro cometido?

Recentemente, algo não fazia muito sentido pra mim, as pessoas que eu acompanhava não tinham vergonha em falar que erraram. Mas eu não gosto de errar. Então porque os meus heróis admitiam tantos erros? Até que veio uma resposta numa conversa o erro é um feedback. Rapidamente estava eu no google pesquisando “erro é um feedback” e logo veio este resultado:

Erro não é fracasso, é a vida te dando feedback.

Após a leitura, comecei a refletir. O que é um erro? E logo veio esta resposta:

É a consequência de uma ação inesperada sem conhecimento.

Logo aquele medo de errar estava começando a ser desfeito. Mas ainda tinha aquele pensamento mas quem errou? E veio em mente porque existe um culpado? Claro quando uma pessoa mata outra pessoa isso acaba sendo um crime. Mas você já parou para pensar o que motiva um erro? Será a culpa ou a vontade de fazer a coisa certa? Não que matar uma pessoa é a coisa certa a ser feita mas a pessoa ser temida pode ser o motivo que a levou a fazer certa coisa. Mas esquecendo esse lance de matar pessoas que não é o foco desse post, qual é a sua motivação? Após a leitura do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, ficou muito claro porque não criticar as pessoas e culpa-las por um erro cometido.

Agora vamos lá se o erro é consequência de uma ação, porque tentar culpar alguém faria esta ação ser concluída com sucesso? Digerindo mais este assunto, veio a seguinte conclusão:

Se o erro é proveniente de uma ação, logo se eu não agir, não vou cometer erros!

Mas como assim se eu não agir nada vai mudar vou continuar no mesmo estado que estou e a tendência são as coisas só piorarem, porque cada vez mais vou deixar de fazer mais coisas por medo de errar. E cara isso pode parecer estúpido mas é o que as pessoas mais fazem. E a questão não é em errar em si e como vc vai lidar com isso. Vai aprender ou vai deixar de aprender? Vai mudar ou vai deixar de mudar?

Hoje eu posso dizer que prefiro uma pessoa fazendo alguma coisa errada focando no aprendizado e tentando acertar do que uma pessoa que não quer errar e deixa de fazer alguma coisa certa. Reflita sobre isso e pare de culpar as pessoas. O local onde você trabalha procura sempre um culpado? Porque você não tenta mudar esta visão? Tem medo? Porque? Mas eu vou contar um pouco sobre a minha experiência em ficar calado e porque hoje eu prefiro falar sem ter medo de errar e sempre ser corrigido quando estiver falando besteira.

Eu estava passando por uma situação total de desanimo, culpa, medo e estresse. Esse estresse estava me consumindo de uma forma que eu não tinha mas animo para nada. Tudo levava a ficar calado ou até mesmo a brigar, uma reação natural quando algo não esta bem com vc. Eu só estava reagindo a situações e aquele brilho nos olhos já tinha sumido. Quando parei para pensar porque tudo esta como esta? O que eu posso fazer para mudar? Caiu a ficha que se eu não conseguisse mudar a mim mesmo não teria condições de mudar tudo que esta a minha volta. Eu estava focando nas falhas e com isso eu fechava os olhos para um mundo maravilho que estava a minha frente mas eu não conseguia ver. O primeiro passo foi passar a parar de criticar as coisas e passar a elogiar. Essa pequena mudança fez toda a diferença. O segundo passo foi sair da inércia e parar de culpar as pessoas pelos por algum erro cometido e passar a incentiva-las. Isso fez com que elas passassem a ter mais motivação em acertar ao invés de não fazerem nada. Resumindo simples fato de não ter medo de errar me fez mudar todo um pensamento e só me fez crescer como pessoa.

Eu estou aprendendo a lidar com o erro de uma forma positiva e você?

Muito obrigado